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Este projeto visou desenvolver ações de popularização de Ciência e Tecnologia (C&T) de Alimentos, por meio da parceria entre uma instituição de pesquisa e desenvolvimento - a Embrapa Agroindústria de Alimentos - as instituições de ensino técnico agrícola, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilo Peçanha, localizado em Pinheiral/RJ (IFRJ) e o Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), localizado em Seropédica/RJ e a agência de fomento da FAPERJ - Fund ... Situação: concluído Data de Início: Thu Dec 01 00:00:00 GMT-03:00 2011 |
O progresso tecnológico alcançado na produção de hortaliças não tem sido acompanhado por progresso equivalente na fase de pós-colheita e de comercialização e, assim, os agricultores enfrentam dificuldades que influenciam a qualidade e o custo final do produto. As hortaliças são expostas, a partir da colheita, a condições ambientais e a práticas que resultam em perdas físicas, contaminação microbiológica e redução da qualidade organoléptica e do valor nutricional. A abertura de novos mercados, co ... Situação: concluído Data de Início: Wed Feb 01 00:00:00 GMT-03:00 2012 |
Ações que despertem a curiosidade e motivem os técnicos em formação a se interessar pela área de ciência e tecnologia (C&T) de alimentos podem estimular também atividades agroindustriais. O objetivo deste projeto foi desenvolver ações de difusão de C&T de alimentos, por meio da parceria entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos, a Emater-Rio e duas instituições de ensino técnico agrícola do Estado do Rio de Janeiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), l ... Situação: concluído Data de Início: Wed Oct 01 00:00:00 GMT-03:00 2008 |
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) articula três áreas estratégicas: educação; segurança alimentar e nutricional; e inclusão produtiva dos agricultores familiares. A Lei nº 11.947/2009, que rege o programa, determina que o poder público compre no mínimo 30% de produtos oriundos da agricultura familiar para uso na alimentação escolar, podendo chegar a até 100% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Porém, mesmo com todo incentivo gerado por po ... Situação: concluído Data de Início: Thu Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2015 |
O objetivo do projeto é transferir tecnologia visando apoiar os processos de adoção e certificação da Produção Integrada de Morango, bem como a divulgação do Selo Brasil Certificado. Durante vários anos, o morango vem recebendo destaque na mídia como sendo um produto que contém resíduos de agrotóxicos além dos limites permitidos. Esse fato, além de colocar em risco os consumidores, é uma ameaça também aos produtores familiares, que enfrentam problemas na comercialização de seus produt ...Situação: concluído Data de Início: Thu Oct 01 00:00:00 GMT-03:00 2015 |
A Embrapa Amazônia Ocidental, através da área de Transferência de Tecnologia, desenvolve parcerias públicas e privadas, visando ao fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário no Estado do Amazonas. Nesse contexto, o governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), busca desenvolver mecanismo que contribua para o referido objetivo. Portanto, a parceria entre as duas instituições busca o aperfeiçoamento do conhecimento dos profissionais de fomento da Afea ... Situação: concluído Data de Início: Mon Feb 01 00:00:00 GMT-03:00 2016 |
A Embrapa e a Prefeitura Municipal de Campinas elaboraram o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, com dados e informações sobre as atividades agropecuárias e sua importância como agente transformador das paisagens regionais. Após a publicação do atlas, os parceiros iniciaram um novo projeto, com o objetivo de incentivar o uso do atlas por professores e alunos das escolas públicas do município de Campinas. Para isso, a Prefeitura Municipal de Campinas criou o Programa Pesquisa e Conh ... Situação: concluído Data de Início: Sun Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 |
O Sistema de Produção Integrada no Brasil (PI Brasil) iniciou-se em 2001 por meio da Produção Integrada de Frutas (PIF), apresentando grande perspectiva de sucesso na obtenção de produtos de alta qualidade. Este sistema de produção caracteriza-se por priorizar a utilização das boas práticas agrícolas de produção, a segurança alimentar, a conservação ambiental e a valorização humana. Em 2010, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou a Instrução Normativa nº27 que resolve res ... Situação: concluído Data de Início: Mon Oct 01 00:00:00 GMT-03:00 2012 |
Os requerimentos da legislação e as exigências dos consumidores demandam, cada vez mais, garantias de qualidade e de segurança dos alimentos. A obtenção de resultados de análises para determinar perdas quantitativas, qualitativas e caracterizar a aptidão tecnológica do trigo são fundamentais, para viabilizar agregação de valor aos produtos, o monitoramento sistemático e a segregação de lotes na pós-colheita. O objetivo do projeto é obter diagnóstico das perdas quantitativas e qualitativas no arm ... Situação: concluído Data de Início: Mon Dec 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 |
As Escolas Família Agrícolas (EFA) são instituições comunitárias geridas por uma associação de famílias, ex-alunos/as, pessoas e entidades afins, com a missão de promover a formação integral de filhos e filhas de agricultores familiares e trabalhadores rurais, tendo em vista o desenvolvimento sustentável local, via educação por alternância. A Rede de Escolas Família Agrícola do Semiárido (REFAISA) constituiu-se a partir do conjunto das EFAs localizadas na Bahia e em Sergipe.
E ...Situação: concluído Data de Início: Fri Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2017 |