Macrologística Agropecuária
Estudos Logísticos
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Sobre
Ao longo dos anos de trabalho com a logística agropecuária, a Embrapa Territorial fez estudos e análises fundamentadas na Inteligência Territorial Estratégica. Eles atendem demandas específicas do poder público e do setor privado. Também respondem questões fundamentais para compreender e atuar sobre o tema, que é um dos principais desafios a ser resolvido para o aumento da competitividade da agropecuária brasileira.
Nesta página, estão disponíveis publicações geradas a partir do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira. Algumas delas detalham conceitos ou explicam a forma de obtenção ou organização de dados, como é o caso das bacias logísticas e da demanda por NPK em algumas culturas. O usuário também pode acessar o resultado de análises demandadas à Embrapa Territorial por diferentes agentes com atuação no tema.
Imagem: Wenderson Araújo / Trilux / Sistema CNA-Senar
Publicações
Resumo: A competitividade do Brasil no mercado de exportação de produtos agropecuários tem seu maior desafio na diminuição dos custos de distribuição,...
RESUMO: A cultura da laranja está presente em todos estados brasileiros, com variações na quantidade produzida e área plantada. Necessita de fertiliza...
O milho é uma cultura de grande importância no cenário agrícola brasileiro; segundo o IBGE, em 2019, o país produziu mais de 100 milhões de toneladas....
O objetivo deste trabalho é apresentar a capacidade de armazenagem disponível no Brasil, nas cinco regiões e em cada unidade da Federação brasileira,...
O uso de remineralizadores no manejo da fertilidade dos solos e como fonte de nutrientes para as plantas tem sido uma alternativa reconhecida por prod...
A produção agrícola nos estabelecimentos rurais depende que os adubos minerais necessários sejam transportados de sua zona de extração, beneficiamento...
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do contexto territorial, em suas vertentes ambiental e rural, da Ferrovia EF-170, também conhecida c...
Em 2018 foi lançada a plataforma on-line Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira - Site-MLog pela Em...
Análises da Macrogística Agropecuária
Avaliação de títulos minerários de uso agrícola nas bacias logísticas da agropecuária brasileira
Problema: aproximadamente 70% dos fertilizantes utilizados em território nacional são importados.Essa dependência de nutrientes estrangeiros influencia diretamente no custo da produção, condicionando as safras agrícolas às variações das taxas cambiais e gerando, portanto, incertezas no planjemanento financeiro das propriedades rurais. A movimentação desses insumos, por outro lado, deve ser diretamente relacionada ao próprio escoamento da produção, visando otimizar rotas e tipos de transportes, reduzindo custos de circulação e potencializando a competitividade dos produtos agrícolas nacionais.
Objetivo: Avaliar os títulos minerários de uso agrícola no território nacional, os principais portos de importação de fertilizantes e o fluxo interno de importação e exportação entre os estados no contexto das bacias logisticas de exportação de grãos, visando, sobretuto, subsidiar a elaboração de estudos futuros de retrologísticos no Brasil.
Centros de Gravidade Nacionais - Produção
Problema: a dinâmica territorial dos produtos da agropecuária brasileira são um constante desafio para a adequação dos modais de escoamento destas produções.
Objetivo: quantificar, qualificar e cartografar os centros de gravidade das principais produções agropecuárias nacionais de forma a antever ações para aumento da competitividade do escoamento de nossos produtos para os mercados externo e interno.
Análise territorial preliminar da macrologística agropecuária: da produção à exportação
Problema: desconhecimento generalizado e ausência de padronização das bases de dados referentes à produção e exportação agropecuária
Objetivo: fundamentar a elaboração de estudos de monitoramento, gestão e inteligência territorial da macrologística agropecuária brasileira em diferentes recortes e granularidades espaciais.
Macrologística da Agropecuária Brasileira: delimitação das bacias logísticas
Problema: conceitos de corredores ou rotas logísticas são pouco aplicáveis às análises territoriais.
Objetivo: delimitar as bacias logísticas da agropecuária brasileira, em um sistema de informações geográficas (SIG), a partir da integração de informações dispersas em diversos bancos de dados não padronizados e não sistematizados disponibilizados pelos órgãos oficiais do Brasil.
Detalhamento das bacias logísticas da exportação de grãos
Problema: falta conhecimento e detalhamento territorial sobre o novo recorte de bacias logísticas.
Objetivo: quantificar e qualificar os municípios e suas respectivas produções agropecuárias e classificar as bacias logísticas quanto à capacidade de exportação.
Projeção das exportações agropecuárias e impactos nas bacias logísticas
Problema: os cenários da movimentação de cargas nacionais não levam em conta as particularidades das projeções do agronegócio, tornando as estimativas de demandas de transporte pouco assertivas.
Objetivo: realizar os cruzamentos das projeções de grãos com as estimativas de aumento da capacidade dos portos, combinando as possíveis intervenções rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias propostas para os próximos 10 anos.
Atualidades e perspectivas dos portos do Arco Norte
Problema: necessidade de correlacionar os cenários de movimentação de cargas nacionais com as perspectivas de evolução da capacidade dos portos, com foco no aumento da participação do chamado Arco Norte.
Objetivo: realizar cruzamentos das projeções de grãos com as estimativas de aumento da capacidade dos portos, com enfoque detalhado no Arco Norte.
Análise da capacidade estática dos armazéns
Problema: necessidade de conhecer a capacidade estática de armazenagem no território nacional e correlacionar com a distribuição da produção agrícola no País, a fim de identificar possíveis carências e oportunidades para realização de investimentos.
Objetivo: confrontar a distribuição da produção de milho e soja no Brasil com a análise da distribuição espacial dos armazéns nacionais e suas respectivas capacidades estáticas, considerando as diferenças de padronização existentes entre IBGE e Conab.
Movimentação de cargas agropecuárias
Problema: necessidade de definir e caracterizar a movimentação anual total de cargas agropecuárias no Brasil, considerando origem e destino das cargas e de seus coprodutos.
Objetivo: identificar e mensurar a movimentação total de cargas agropecuárias no Brasil, discriminadas em fluxos internos e externos, e segmentadas por produtos, produtos processados e cadeias exportadoras.
Estimativa de fretes rodoviários pelas cargas agropecuárias
Problema: indefinição da demanda de fretes para movimentar as cargas agropecuárias no Brasil.
Objetivo: mensurar a exigência de fretes para movimentar o total de cargas agropecuárias no País bem como determinar o número de fretes necessários para atender a atual exportação de grãos.
Detalhamento das principais cadeias produtivas da agropecuária nacional
Problema: há carência de dados padronizados que correlacionem a produção e a logística das principais cadeias da agropecuária nacional.
Objetivo: quantificar, qualificar e cartografar as principais cadeias produtivas da agropecuária nacional, destacando os municípios e suas respectivas produções, em especial as cadeias da cana-de-açúcar, laranja, café, papel e celulose, algodão e carnes.
Caminhos da safra da produção e exportação de grãos
Problema: falta conhecimento territorial da macrologística da exportação brasileira de grãos.
Objetivo: qualificar, quantificar e cartografar os caminhos atuais da safra de grãos (soja, milho, farelo, óleo, algodão) e sua proporcionalidade no contexto dos modais (ferroviário, hidroviário, rodoviário) utilizados nos dez principais portos exportadores do País.
Cenários e perspectivas da expansão da safra de grãos
Problema: cenários da expansão da safra de grãos, por vezes, não consideram as particularidades territoriais.
Objetivo: realizar aferições sobre a produção atual da safra de grãos e projetar o cenário futuro para dez anos, de forma a ampliar a exportação pelos portos do Arco Norte.
Priorização de obras para o setor agropecuário: curto, médio e longo prazo
Problema: priorização de obras para o setor agropecuário não consideram mudanças na infraestrutura atual e alteração dos vários modais para o crescimento e ampliação do escoamento de grãos para o Arco Norte do Brasil.
Objetivo: selecionar obras prioritárias que propiciem ganhos de competitividade para a logística da agropecuária nacional, classificando-as por modal e por prazo de execução, com ampliação do escoamento para o Arco Norte.
Priorização de obras para o agronegócio: aumentar a participação dos portos do Arco Norte
Problema: concentração da exportação de milho e soja nos portos do Sul e Sudeste, que estão distantes dos grandes centros de produção, diminuindo a competitividade dos produtos brasileiros.
Objetivo: identificar obras necessárias para elevar a 40% a participação dos portos do Arco Norte na exportação de grãos até 2025.
Oito intervenções prioritárias na macrologística para aumentar a competitividade da agropecuária
Problema: os produtos brasileiros são onerados anualmente em US$ 36 bilhões, gerando prejuízos e colocando o País em 55º lugar no ranking Logistics Index Performance. As perspectivas não são de melhora, uma vez que o investimento público federal em infraestrutura de transporte passou de 1,84% para 0,29% do PIB (de 1975 a 2012).
Objetivo: considerando os baixos investimentos em infraestrutura logística, indicar intervenções prioritárias na macrologística para aumentar a compettitividade da agropecuária.
A macrologística do Matopiba
Problema: ausência de um sistema de inteligência territorial para análise da macrologística do Matopiba com capacidade para responder as atuais demandas da região e antecipar-se aos desafios da expansão agrícola.
Objetivo: identificar, mapear e caracterizar a atual logística rodo-ferroviária e portuária do Matopiba e desenvolver projeções futuras com base em obras previstas e perspectivas da produção agropecuária regional.