Sidra: Alternativa para a diversificação e agregação de valor na cadeia produtiva da maçã
Sidra: Alternativa para a diversificação e agregação de valor na cadeia produtiva da maçã
Foto: ZANELLA, Viviane
Semelhante ao que ocorre em muitos países, o processamento e a obtenção de bebidas preparadas a base de maçã são excelentes alternativas para a diversificação, agregação de valor e aproveitamento de maçãs descartadas no processo de classificação devido à baixa aceitação para consumo “in natura”. Normalmente esses frutos apresentam formato e coloração desuniformes, tamanho pequeno, cicatrizes provenientes de insetos, pássaros e granizo, ou ferimentos resultantes, por exemplo, de colheita e transporte inadequados. Grande parte das frutas desclassificadas para o comércio mantém suas propriedades intrínsecas com relação aos indicadores de qualidade, como teores de açúcar, ácidos e compostos fenólicos. A disponibilidade de maçãs com baixo valor comercial aumenta a cada ano com o crescimento da produção nacional. Isso leva o setor agroindustrial a se preocupar com a agregação de valor econômico, visando à obtenção de produtos diferenciados, como bebidas fermentadas. Nessa perspectiva, foi executado o projeto buscando o aproveitamento do excedente de produção ou maçãs de descarte, porém sadias, identificando problemas tecnológicos relacionados ao processo de elaboração de sidra. Adicionalmente, foram realizados testes para definir as matérias-primas com as melhores características industriais para a elaboração dessa bebida. Foram elaboradas e disponibilizadas orientações para elaborar produtos que, além de apresentar atributos de qualidade e tipicidade, atendam às exigências do consumidor (segurança e custo-benefício) e à legislação vigente. As ações de pesquisa foram desenvolvidas com base em todo o processo de elaboração, comercialização, apresentação e marketing, permitindo uma melhor interação com o setor produtivo e o público consumidor. O setor de transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho participou na estratégia de marketing e comercialização, permitindo ampliar o elenco de produtores que adotam essa tecnologia. Os produtos elaborados foram comercializados pela Embrapa como uma forma piloto de validação, gerando subsídios para aprimorar as atividades de pesquisa e ampliar ações de comunicação e transferência de informações associadas, permitindo o envolvimento e a participação, no projeto, de potenciais clientes e beneficiários dos resultados. Uma primeira iniciativa de divulgação e prospecção de demandas foi realizada junto aos principais polos de produção de maçã de Santa Catarina (municípios de Fraiburgo e de São Joaquim) e do Rio Grande do Sul (municípios de Vacaria e Caxias do Sul), com apresentação das sidras elaboradas nas safras 2010 e 2011. Esses produtos foram degustados por técnicos de diversas empresas produtoras de maçã, tendo uma repercussão bastante positiva.
Ecossistema: Extremo Sul
Situação: concluído Data de Início: Sun Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2012 Data de Finalização: Mon Mar 31 00:00:00 GMT-03:00 2014
Unidade Lider: Embrapa Uva e Vinho
Líder de projeto: Cesar Luis Girardi
Contato: cesar.girardi@embrapa.br
Palavras-chave: maçã, sidra, inovação, sustentabilidade